Santo André
Santo André - quadro de El_Greco
Santo André ou Santo André Apóstolo, foi Patriarca de Constantinopla e um dos mártires por professar e difundir a doutrina cristã. O seu nome André ou Andreia, em grego, significa coragem, a coragem de que os mártires precisavam e de que eram possuidores.
Nasceu no inÃcio do século I, em BetsaÃda, nas margens do mar da Galileia – Palestina e, depois de várias peripécias, os seus restos mortais ou relÃquias (ossadas, um dedo, parte do crânio e pedaços da cruz) ficaram depositados na Igreja de Santo André, num santuário próprio, na cidade onde terá morrido, Patras, na Grécia.
Segundo o Novo Testamento, Santo André era irmão de S. Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, Apostólica e Romana. Ambos eram pescadores e André, sendo discÃpulo de S. João Batista, tornou-se depois seguidor de Jesus e um dos seus discÃpulos mais próximos, chegando a partilhar a mesma casa.
André, tendo visto em Jesus o Messias, apresentou-o a seu irmão Pedro e a partir daà tornaram-se seus fiéis e Ãntimos discÃpulos, despojando-se de tudo para o seguirem.
A festa litúrgica de Santo André ocorre em 30 de novembro, sendo venerado por toda a cristandade.
É o padroeiro de vários paÃses como a Escócia, Ucrânia, Roménia, Rússia, Grécia e SicÃlia.
Em regra, a representação ilustrada da imponente figura de Santo André, associa-o a uma cruz em forma de X, e não da maneira tradicional, tal como nos é mostrado no célebre quadro do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, tornado famoso como "El Greco".
Uma tradição escocesa afirma que as relÃquias do Santo teriam sido levadas para a Escócia, mais precisamente para a cidade que adotou o seu nome, Saint Andrews e, por isso, a bandeira daquele paÃs apresentaria e apresenta (na cor branca sobre fundo azul) a cruz em X, caraterÃstica do Santo. Após a união da Escócia com a Inglaterra, a bandeira do Reino Unido ou Grã-Bretanha passaria a apresentar aquela cruz, nas diagonais, em representação justamente da Escócia, a par da cruz de S. Jorge, em representação da Inglaterra e da de São PatrÃcio, em representação da Irlanda.
Montalvão dedicou-lhe uma capela, outrora pertencente à Irmandade da Misericórdia, estando atualmente integrada na Paróquia de Montalvão. (v. Capelas, neste mesmosite).
(Nota baseada na informação disponÃvel em https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Andr%C3%A9)
LuÃs Gonçalves Gomes
20 maio 2020