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Nossa Senhora dos Remédios (ENSR)

O orago ou padroeira da Freguesia de Montalvão, ou seja, Montalvão e a sua Igreja Matriz estão dedicadas a Nossa Senhora das Graças, tal como a sede do Concelho, Nisa.

Mas a maior devoção dos montalvanenses, desde tempos quase imemoriais, recai sobre Nossa Senhora dos Remédios, em honra da qual foi erigida uma pequena igreja ou capela a que se deu o nome de Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, cuja construção, ainda que numa versão diferente da que conhecemos, é possível que seja muito antiga.

Que se saiba, não existe ou não está publicada documentação alusiva a esta Ermida, que nos permita conhecer melhor este local de tão grande devoção, por múltiplas e renovadas gerações de montalvanenses. Da informação escrita que consultámos, apenas o livro de referência, por diversas vezes citado neste “sítio”, “Montalvão, Elementos para uma Monografia desta Freguesia do Concelho de Nisa”, a pp 61 e 62, lhe dedica breves notas.

É um bom motivo para uma pesquisa mais aprofundada, a começar, por exemplo, pelo conhecimento da figura de Nossa Senhora dos Remédios, também apelidada de Bom Remédio ou do Remédio, cujo culto terá sido introduzido em Portugal nos princípios do século XIII, por religiosos franceses da Ordem da Santíssima Trindade. Explicando do princípio:

O culto que é devotado à Santa do Bom Remédio terá começado ...”com São João de Matha, fundador da Ordem da Santíssima Trindade, e morto em Roma em 17 de dezembro de 1213. Com o objetivo de resgatar os cristãos escravizados na África e no Oriente Médio, São João de Matha e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Precisavam, para isso, de vultosas somas em dinheiro. Recorreram, então, ao auxílio de Maria Santíssima, o remédio para todas as necessidades que encontramos na vida. Foram abundantemente atendidos e conseguiram libertar da escravidão milhares de irmãos na Fé.

Na linguagem medieval, os verbos “redímere” e “remediare” e os substantivos “redémptio” e “remédium”, tinham um significado similar: redimir, resgatar, resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação). Isto explica porque, nos escritos dos séculos XVI-XVII, se dão à padroeira os três títulos: “do Remédio”, “do Resgate”, “da Libertação”.

A representação mais antiga hoje conservada é uma imagem românica, que pertenceu à primeira casa dos trinitários em Marselha: a Virgem está sentada, com o Menino no braço esquerdo e com a bolsa de dinheiro no direito. A bolsa alude, como relatam muitos biógrafos, à aparição e ao socorro dado por Nossa Senhora a São João de Matha, em Túnis e em Valência (Espanha). São João de Matha estava sendo atormentado pelos muçulmanos que exigiam o preço duplicado por escravos já resgatados, sob ameaça de reconduzi-los em prisão. Tendo-lhe suplicado fervorosamente como Mãe do Bom Remédio, foi por Ela miraculosamente provido.

Segundo o livro “Invocações da Virgem Maria no Brasil” de Nilza Botelho Megale (3ª. Edição- Ed. Vozes), esta invocação, de sabor tipicamente colonial, era muito popular na velha Lusitânia, principalmente nas cidades de Santarém e Lamego”...(1)

Como já dito antes, …” Foi introduzida em Portugal por religiosos franceses da Ordem da Santíssima Trindade para a redenção dos cativos, que estiveram em Lisboa no início do século XIII”…

Em Portugal, como no Brasil, porém, Nossa Senhora do Bom Remédio é mais conhecida como Nossa Senhora dos Remédios.

…”Os frades Trinitários, com suas Confrarias e os devotos, se empenhavam na difusão de suas devoções específicas e assim trouxeram para o Brasil o culto da Virgem dos Remédios, em honra da qual ergueram capelas em várias províncias do Nordeste (Maranhão, Pernambuco e Bahia) e nas regiões barrocas de Minas Gerais.

Em Paraty, sua primeira igreja foi edificada em 1646 num terreno doado por Maria Jácome de Melo, sob a condição de que fosse dedicada à invocação de Nossa Senhora dos Remédios, da qual era muito devota. Nos fins do século XVIII foi iniciada outra matriz, ainda hoje inacabada, pois não possui as duas torres, que encerra alfaias e imagens de grande valor, como a antiga efígie da Senhora dos Remédios, considerada milagrosa.

Em São Paulo, a igreja dos Remédios, com seu frontispício de azulejos e sua história recheada de lendas, estava situada na Praça João Mendes. Era o refúgio dos escravos perseguidos e, nos últimos tempos do Império, o reduto preferido dos abolicionistas. Em 1941 ela foi demolida para o alargamento da praça, conhecida antigamente como Largo dos Remédios.

Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios é também a única igreja existente na ilha de Fernando de Noronha, construída em estilo português em 1737, logo depois da expulsão dos franceses que ali permaneceram durante um ano. Fica perto da sede do governo da Vila dos Remédios.

Atualmente no Brasil há 34 Paróquias dedicadas a Nossa Senhora dos Remédios, em todo Brasil, de acordo com o Anuário Católico 2008/2010". (2)

A confraria da Ordem Hospitalária da Santíssima Trindade para além do Brasil, espalhou-se pela Europa, especialmente na Península Ibérica e até ao século XVIII já tinha conseguido libertar 900.000 prisioneiros.

Em Portugal, o local de culto de maior destaque e imponência é, sem dúvida, o Santuário de Nossa dos Remédios, em Lamego. Eis a sua breve história:

…”No local onde foi erigida a capela–mor de Nossa Senhora dos Remédios existia uma pequena ermida, mandada construir pelo bispo D. Durando, em 1361, dedicada a Santo Estêvão.

Em 1568, o bispo de Lamego D. Manuel de Noronha autorizou a demolição da velha ermida e, no local onde actualmente se situa o Pátio dos Reis, mandou erguer outra sob invocação de Nossa Senhora dos Remédios. Esta capela acabou por ser também demolida para se erguer o actual Santuário, cuja primeira pedra foi assente em 1750, por iniciativa do cónego José Pinto Teixeira.

O edifício do Santuário é uma construção em estilo barroco toda trabalhada em granito, deslumbrando pela elegância do estilo, imposta pela criatividade do autor do projecto que se acredita ter sido Nicolau Nasoni. A talha é setecentista. O retábulo da capela-mor atrai pelo seu emolduramento, constituindo um quadro original dentro dos entalhamentos portugueses, no centro do qual se encontra a Imagem de Nossa Senhora dos Remédios”…(3)

A Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, em Montalvão fica a escassos 4 km da vila, podendo o percurso fazer-se a pé, como fazem muitos peregrinos, da freguesia e de fora dela, inclusive da vizinha Espanha-Cedillo e outros forasteiros, que devotamente a ela se deslocam para cumprirem as suas promessas, por melhor saúde e por melhores vidas.

A Festa religiosa é ali realizada invariavelmente no dia 8 de Setembro. 

 

Luís Gonçalves Gomes

01 fevereiro 2016

 

(1) http://paroquiaigaracy.blogspot.pt/2013/09/historia-de-nossa-senhora-dos-remedios.html - Postado pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios
(2) http://rezairezairezai.blogspot.pt/2012/07/nossa-senhora-dos-remedios-ou-do-bom.html
(3) http://www.snpcultura.org/vol_santuario_Nossa_Senhora_remedios_lamego.html

 

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