Agrupamento de música pop
Como mais uma demonstração da apetência natural das gentes de Montalvão para as atividades de caráter cultural e lúdicas, um grupo de jovens conterrâneos, nos finais da década de 1970, até meados de 80, deram largas à sua vocação própria para a música, neste caso na sua expressão pop e ligeira, formando um conjunto musical.
Durante vários anos, foram eles que animaram os bailes das festas organizadas em honra de Nossa Senhora dos Remédios. E cumpriram muito bem essa missão.
Muitos montalvanenses se divertiram, dançaram e, sabe-se lá, conheceram e encontraram os companheiros para toda a vida, graças às aproximações proporcionadas pelas músicas que estavam mais em voga e que eles interpretavam para todos nós, com bem disfarçado sacrifício, pela falta do seu próprio divertimento, para além, claro está, do prazer de praticarem a música de que gostavam e que nos proporcionavam, tão generosamente.
Para além das atuações em Montalvão, várias outras fizeram nas localidades vizinhas e até a maior distância, como Monforte, por exemplo.
Como jovens que eram na altura, estudantes uns, já trabalhadores outros, sem serem profissionais da música, seria difícil darem continuidade a este projeto, com muita pena própria, seguramente.
Hoje em dia são profissionais em diferentes áreas, mas o gosto da música mantém-se intato, sendo um prazer ver a sua alegria e saudável cumplicidade quando têm a oportunidade de se juntar e tocarem juntos. Como estamos a tratar de música, pode ser, como nos cantou o José Afonso …”Qualquer dia, qualquer dia!”…
Eis os nomes destes briosos rapazes (cinquentões, agora), com a única foto que conseguimos obter de um dos seus ensaios na Casa do Povo de Montalvão (gentilmente cedida por José Luís Graça):
Jose da Silva Roberto, Jose Duarte São Pedro, Jose Luís Graça, Fernando Gordo, Joao da Costa, Mário Sereno, António Sereno, com participação também de Jose Batista Domingos.
Luís Gonçalves Gomes
18 fevereiro 2016